Curiosidades sobre o universo

- Qual é a maior estrela do Universo ?
VY Canis Majoris com 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, algo em torno de 1.800 a 2.100 vezes maior que o do Sol.

- Qual é o formato do Universo?
Os cientistas trabalham com três possibilidades de geometria: plana (como uma mesa), fechada (como a superfície de uma bola) e aberta (como uma sela de cavalo).


- Qual é a diferença entre asteróide, cometa e meteoro ?
Enquanto o cometa é uma bola de gases congelados, o asteróide é uma grande pedra espacial. O meteoro é apenas um asteróide pequeno.

- Onde estamos na Via Láctea ?
Os astrônomos deduzem que estamos no meio de um dos braços da galáxia, a 30 mil anos-luz do núcleo, a meio caminho entre a borda e o centro. Calcula-se que existam cerca de 100 bilhões de galáxias.

- O que é matéria escura ?
É uma parte do universo que sabemos que existe porque exerce força gravitacional, mas não sabemos o que é pois nenhuma luz é refletida lá..



- Existe alguma prova de que o espaço sideral é infinito ?
Não, e encontrá-la é um dos maiores objetivos da ciência que estuda o Universo.

- Que coisas o homem já trouxe da Lua e de outros planetas ?
As missões espaciais não trouxeram grandes souvenires, além de amostras de solo e milhares de rochas. Analisadas em laboratório, elas permitiram descobrir 75 novas variedades de minerais.

- Quantos planetas já foram descobertos até hoje?
Cerca de 150 planetas. Esse número não é exato porque novos planetas são descobertos o tempo todo, assim como equívocos são admitidos.

-O que aconteceria se a Terra tivesse mais luas?
Seria uma revolução natural. Pelo menos quatro fenômenos sofreriam grandes alterações: o ciclo das marés, a duração dos dias, a iluminação noturna e a quantidade de eclipses lunares.

- O que aconteceria com a Terra se a Lua se afastasse?
Para começar, os dias seriam 48 vezes mais longos. Durante a noite, as temperaturas matariam todo mundo de frio. Ao longo do dia, ninguém suportaria o calor. No litoral, ventos violentíssimos de 200 km/h seriam uma brisa comum. Sem chance de sobrevivência.

- O nosso dia sempre terá 24 horas ?
Não. Conforme a Lua se distanciar da Terra, os dias ficarão mais longos. E a Lua continua se distanciando cada vez mais rápido. Mas não se preocupe, esse cenário caótico provavelmente não vai ter testemunhas: em cerca de 1 bilhão de anos, o Sol vai estar 10% mais quente. Isso já será suficiente para fritar qualquer forma de vida por aqui.

- Como o Sol não apaga se no espaço não existe oxigênio ?
O fato é que o Sol não é uma bola de fogo. Na verdade, a luz e o calor que sentimos daqui da Terra nada mais são do que o resultado do gás hidrogênio aquecido a 2 milhões de graus Celsius. A essa temperatura, qualquer coisa libera energia na forma de luz e calor. Por isso, temos a impressão de que o astro é feito de fogo.

- Por que os planetas giram ?
Pode parecer óbvio, mas é a pura verdade: os planetas rodam porque não existe nenhuma força para brecá-los. O fato é que tudo tende a manter seu movimento se não aparecer nada que se oponha.

- Qual foi o último grande meteoro a cair num continente ?
Não faz tanto tempo assim. O último grande meteoro se chocou contra um continente há 95 anos, provocando uma explosão com potência mil vezes maior que a da bomba de Hiroshima. Só não virou a maior tragédia da história humana porque ele caiu em um lugar desabitado, a região de Tunguska, na Sibéria.


- O que é o cinturão de asteróides ?
É um planeta que nunca nasceu. O cinturão é um conjunto de milhões de pedregulhos espaciais que giram em torno do Sol, entre as órbitas de Marte e Júpiter. O curioso é que todos os planetas se formaram a partir de cinturões assim.

- A Terra pode ser engolida por um buraco negro ?
Até pode, mas a probabilidade é ínfima, menor do que ganhar 100 vezes seguidas na Mega-sena. É muito mais fácil, por exemplo, o planeta ser destruído antes por um asteróide gigantesco ou ficar chamuscado na explosão do Sol, daqui a 4,5 bilhões de anos.

- Como surgiu a Lua ?
Provavelmente, a Lua nasceu de uma pancada que a Terra levou. Há mais de 4 bilhões de anos, nosso planeta teria sofrido o maior impacto de sua existência: bateu de frente com outro planeta, um colosso do tamanho de Marte que atravessou a sua órbita.

- É verdade que o Sol vai morrer ?
Sim, e sem ele, a vida na Terra não tem chance de sobrevivência. A data da tragédia já está marcada, porque é possível deduzir, mais ou menos, quando o combustível do Sol irá acabar: por volta do ano 7.500.000.000.

- Existem terremotos na Lua ?
Sim, mas na verdade eles são chamados de lunamotos, pois terremotos, como a própria palavra indica, batizam apenas os abalos sísmicos aqui da Terra. Na Lua, os abalos aparecem por causa de puxões que a gravidade da Terra dá no satélite.

- Por que os planetas têm forma esférica?
Os planetas e, em geral, os demais corpos celestes, são quase esféricos devido à gravidade, que se distribui igualmente em todas as direções.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:
1°: Só faça comentários condizentes com o tema do post.
2°: Se for comentar com link para um site/blog terceiro, favor especificar o conteúdo do link, sendo expressamente proibídos links para conteúdos racistas, pornográficos e/ou de pedofilia.
3°: Comentários com palavriado de baixo calão e/ou ofensivos serão deletados.
4°: Por causa de certos comentários agora está proibido comentar anônimo também.

P.S.: Os comentários feitos pelos visitantes do blog não expressam as ideias de seus colaboradores.

 
ExataMente © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour