Quais são os idiomas artificiais mais falados?
Esperanto:
Criado por: L.L. Zamenhof, em 1887.
Origem: Construído a partir de palavras semelhantes em várias línguas, o esperanto foi criado para servir de idioma universal e promover a paz e a fraternidade entre as nações. Daí o nome, que significa “esperançoso”.
Inspiração: Vocabulários das línguas latinas, pronúncia das línguas eslavas.
Falantes: 200 mil.
Klingon:
Criado por: Mark Okrand, em 1982.
Origem: Feita por encomenda para o 3° filme da série Jornada nas Estrelas – os produtores queriam que a raça guerreira dos Klingons falasse uma língua completa em vez dos grunhidos de sempre. Com os fãs, o idioma ganhou vida própria. Existe até o Instituto da Língua Klingon, que publicou sua tradução de Hamlet.
Inspiração: Sons guturais, com a intenção de soar alienígena.
Falantes: 20 mil
Sindarin
Criado por: J.R.R. Tolkien, 1920-1940.
Origem: Criar línguas era um passatempo do jovem Tolkien, que a partir delas inventou um mundo inteiro: o universo mítico de O Senhor dos Anéis, onde Sindarin é apenas o mais falado dos vários idiomas da raça dos elfos.
Inspiração: Galês.
Falantes: 10 mil
Matéria retirada da revista Super Interessante
21 comentários:
-
Cheirador de gatinhos? Te aconselho este post da Luana pq pelo visto você assiste bastante South Park
-
Muito bacana, inclusive na minha cidade exite curso de Esperanto, difundido por um grupo espirita que realmente acredita nessa idéia.
-
Pow Naira gostei da sua informação, eu particularmente gostaria de aprender a falar Esperanto mas o curso que eu achei aqui no ES não parecia ser muito confiável então deixei pra uma outra oportunidade.Valeu pelo comentário e volte sempre.
-
cheirador de gatinhos hsuahsuahsuahsu
Tolkien eu amoooooooooooooooooooooooooooooooo s2
-
Oi Neylor, bacana seu blog. Se você tá afim de aprender esperanto, eu conheço dois endereços legais: www.kurso.com.br (um curso multimídia pra usar no computador) e www.lernu.net (um site com outros materiais pra ir se aprimorando).
Abraço!
-
Massa! Eu falo esperanto, tenho muitos amigos brasileiros que falam e muitos contatos no Facebook, Orkut, Ipernity, etc. Vale a pena aprender! :) Bom blog!
-
(PS: no LiveMocha tb tem curso de esperanto!)
-
Muito obrigado Ricardo vou dar uma olhada nestes 2 endereços que você me passou e vejo se aprendo algo;). E que bom que você gostou do blog, continue visitando a gente.
-
Valew Fernando, não imaginei que iria encontrar alguém que soubesse falar Esperanto, foi uma boa surpresa. Eu já conhecia o LiveMocha mas não sabia que tinha Esperanto nele, vou lá dar uma olhada. E obrigado pela visita, volte mais vezes
-
O Esperanto é uma língua viva e tem uma comunidade internacional que a fala em mais de 100 países. Vejam curso gratuito em www.aprendaesperanto.com.br . A economia esperantista deverá deslanchar nos próximos 10 anos
-
O Esperanto é falado em mais de 12O países no mundo, você pode corresponder-se pela internet, carta, trocar hospedagem, participar de congressos mundiais, nacionais e estaduais. Entre no google e visite as páginas da Associação Mundial de Esperanto, Liga Brasileira de Esperanto. Cursos além do www.lernu.net tambem tem o www.edukado.net, são mais de 50.000 títulos de livros de todas as culturas do mundo. O Esperanto abre as portas do mundo para você. Saluton! Paulo Kverko
-
Pow depois desse post eu só não aprendo esperanto seu eu for muito desleixado ahuhuauhahua. Fiquei impressionado que o meu post chegou a equipe do Intraespo e fico feliz por isso, quem sabe se vocês me permitirem eu faço uma postagem sobre a instituição?
-
Paulo Kverko obrigado pelos seus links que vão ajudar bastante quem se interessa por esta língua, e suas informações também são de impressionar qualquer um que não conhecia este idioma que nasceu pra ser falada por toda população mundial.
-
Em mundos já mais evoluídos que o nosso, a linguagem é mental. Entretanto, em outros mundos intermediários, o uso de uma única lingua já é uma realidade. Como ainda estamos engatinhando nessa parte evolutiva, o Esperanto é um sopro de luz para que possamos nos entender melhor. Isso não é utopia e nem uma brincadeira de adolescente, é uma necessidade de todos nós. Saudações ao LL Zamenhof que pensou lá na frente. Bravo!
-
Prof. Shaolin, obrigada pelo comentario, realmente fico feliz pelo post do Neylor ter sido tão bem visto, concordo que o L.L. Zamenhof teve um pensamento bem a frente de sua época! E espero que tenha gostado.
-
Oi, Neylor!
Eis um artigo que poderá interessar a alguns dos seus leitores: "Convite aos admiradores de Tolkien":
(http://www.npoint.com.br/sementeira,tiartig13.html. E um blog, para quem estiver interessado em mais informações sobre o esperanto: www.esperantoforadatoca.blogspot.com
-
Radios que transmitem programas em esperanto:
Radioj kiuj dissendas programojn esperante:
http://esperanto.cri.cn/
http://www.polskieradio.pl/eo
http://ameriko.org/radiokubo
http://radioverda.com/
http://www.radiovaticana.org/esp/on_demand.asp?gr=esp
http://radioaktiva.esperanto.org.uy/
http://www.viavento.republika.pl/aktuale/sonmaterialoj.htm
http://la-ondo.rpod.ru/
http://melburno.org.au/3ZZZradio/
-
http://eo.wikipedia.org 127.596 artikoloj en Esperanto.
Wikipédia em Esperanto com 127.596 artigos até este momento.
Postar um comentário
Regras para comentários:
1°: Só faça comentários condizentes com o tema do post.
2°: Se for comentar com link para um site/blog terceiro, favor especificar o conteúdo do link, sendo expressamente proibídos links para conteúdos racistas, pornográficos e/ou de pedofilia.
3°: Comentários com palavriado de baixo calão e/ou ofensivos serão deletados.
4°: Por causa de certos comentários agora está proibido comentar anônimo também.
P.S.: Os comentários feitos pelos visitantes do blog não expressam as ideias de seus colaboradores.
coisa de nerd maluco cheirador de gatinhos...
+ msm assim seu blog é massa... ^^