Quais são os idiomas artificiais mais falados?

Muita gente na infância já brincou de falar a língua do P (eu não me enquadro nesta lista), mas às vezes a brincadeira é séria, desde o século 17 estudiosos se dedicam a criar idiomas artificiais. E não se trata apenas das falas do cotidiano modificadas devido às gírias, e sim de idiomas completamente lógicos e complexos, mas a maioria não caiu no gosto popular. No livro In The Land of Invented Languages (“Na Terra das Línguas Inventadas” sem versão brasileira), Arika Okrent cita mais de 500 idiomas extintos por falta de falantes. Mas dentre esses idiomas artificiais alguns ainda permanecem hoje com milhares de falantes, desses que não morreram os 3 mais populares são:


Esperanto:
Criado por: L.L. Zamenhof, em 1887.
Origem: Construído a partir de palavras semelhantes em várias línguas, o esperanto foi criado para servir de idioma universal e promover a paz e a fraternidade entre as nações. Daí o nome, que significa “esperançoso”.
Inspiração: Vocabulários das línguas latinas, pronúncia das línguas eslavas.
Falantes: 200 mil.


Klingon:
Criado por: Mark Okrand, em 1982.
Origem: Feita por encomenda para o 3° filme da série Jornada nas Estrelas – os produtores queriam que a raça guerreira dos Klingons falasse uma língua completa em vez dos grunhidos de sempre. Com os fãs, o idioma ganhou vida própria. Existe até o Instituto da Língua Klingon, que publicou sua tradução de Hamlet.
Inspiração: Sons guturais, com a intenção de soar alienígena.
Falantes: 20 mil


Sindarin
Criado por: J.R.R. Tolkien, 1920-1940.
Origem: Criar línguas era um passatempo do jovem Tolkien, que a partir delas inventou um mundo inteiro: o universo mítico de O Senhor dos Anéis, onde Sindarin é apenas o mais falado dos vários idiomas da raça dos elfos.
Inspiração: Galês.
Falantes: 10 mil




Matéria retirada da revista Super Interessante

21 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    coisa de nerd maluco cheirador de gatinhos...
    + msm assim seu blog é massa... ^^

  1. Neylor Guerra disse...:

    Cheirador de gatinhos? Te aconselho este post da Luana pq pelo visto você assiste bastante South Park

  1. Neylor Guerra disse...:

    E obrigado pelo comentário, volte sempre...

  1. Naira disse...:

    Muito bacana, inclusive na minha cidade exite curso de Esperanto, difundido por um grupo espirita que realmente acredita nessa idéia.

  1. Neylor Guerra disse...:

    Pow Naira gostei da sua informação, eu particularmente gostaria de aprender a falar Esperanto mas o curso que eu achei aqui no ES não parecia ser muito confiável então deixei pra uma outra oportunidade.Valeu pelo comentário e volte sempre.

  1. Lenore disse...:

    cheirador de gatinhos hsuahsuahsuahsu

    Tolkien eu amoooooooooooooooooooooooooooooooo s2

  1. Anônimo disse...:

    Interessante.

  1. Oi Neylor, bacana seu blog. Se você tá afim de aprender esperanto, eu conheço dois endereços legais: www.kurso.com.br (um curso multimídia pra usar no computador) e www.lernu.net (um site com outros materiais pra ir se aprimorando).

    Abraço!

  1. Massa! Eu falo esperanto, tenho muitos amigos brasileiros que falam e muitos contatos no Facebook, Orkut, Ipernity, etc. Vale a pena aprender! :) Bom blog!

  1. (PS: no LiveMocha tb tem curso de esperanto!)

  1. Neylor Guerra disse...:

    Muito obrigado Ricardo vou dar uma olhada nestes 2 endereços que você me passou e vejo se aprendo algo;). E que bom que você gostou do blog, continue visitando a gente.

  1. Neylor Guerra disse...:

    Valew Fernando, não imaginei que iria encontrar alguém que soubesse falar Esperanto, foi uma boa surpresa. Eu já conhecia o LiveMocha mas não sabia que tinha Esperanto nele, vou lá dar uma olhada. E obrigado pela visita, volte mais vezes

  1. O Esperanto é uma língua viva e tem uma comunidade internacional que a fala em mais de 100 países. Vejam curso gratuito em www.aprendaesperanto.com.br . A economia esperantista deverá deslanchar nos próximos 10 anos

  1. Anônimo disse...:

    O Esperanto é falado em mais de 12O países no mundo, você pode corresponder-se pela internet, carta, trocar hospedagem, participar de congressos mundiais, nacionais e estaduais. Entre no google e visite as páginas da Associação Mundial de Esperanto, Liga Brasileira de Esperanto. Cursos além do www.lernu.net tambem tem o www.edukado.net, são mais de 50.000 títulos de livros de todas as culturas do mundo. O Esperanto abre as portas do mundo para você. Saluton! Paulo Kverko

  1. Neylor Guerra disse...:

    Pow depois desse post eu só não aprendo esperanto seu eu for muito desleixado ahuhuauhahua. Fiquei impressionado que o meu post chegou a equipe do Intraespo e fico feliz por isso, quem sabe se vocês me permitirem eu faço uma postagem sobre a instituição?

  1. Neylor Guerra disse...:

    Paulo Kverko obrigado pelos seus links que vão ajudar bastante quem se interessa por esta língua, e suas informações também são de impressionar qualquer um que não conhecia este idioma que nasceu pra ser falada por toda população mundial.

  1. Prof. Shaolin disse...:

    Em mundos já mais evoluídos que o nosso, a linguagem é mental. Entretanto, em outros mundos intermediários, o uso de uma única lingua já é uma realidade. Como ainda estamos engatinhando nessa parte evolutiva, o Esperanto é um sopro de luz para que possamos nos entender melhor. Isso não é utopia e nem uma brincadeira de adolescente, é uma necessidade de todos nós. Saudações ao LL Zamenhof que pensou lá na frente. Bravo!

  1. Luana Correa disse...:

    Prof. Shaolin, obrigada pelo comentario, realmente fico feliz pelo post do Neylor ter sido tão bem visto, concordo que o L.L. Zamenhof teve um pensamento bem a frente de sua época! E espero que tenha gostado.

  1. Fernando José Galvão Marinho disse...:

    Oi, Neylor!
    Eis um artigo que poderá interessar a alguns dos seus leitores: "Convite aos admiradores de Tolkien":
    (http://www.npoint.com.br/sementeira,tiartig13.html. E um blog, para quem estiver interessado em mais informações sobre o esperanto: www.esperantoforadatoca.blogspot.com

  1. Evandro Avellar disse...:

    Radios que transmitem programas em esperanto:
    Radioj kiuj dissendas programojn esperante:

    http://esperanto.cri.cn/
    http://www.polskieradio.pl/eo
    http://ameriko.org/radiokubo
    http://radioverda.com/
    http://www.radiovaticana.org/esp/on_demand.asp?gr=esp
    http://radioaktiva.esperanto.org.uy/
    http://www.viavento.republika.pl/aktuale/sonmaterialoj.htm
    http://la-ondo.rpod.ru/
    http://melburno.org.au/3ZZZradio/

  1. Evandro Avellar disse...:

    http://eo.wikipedia.org 127.596 artikoloj en Esperanto.

    Wikipédia em Esperanto com 127.596 artigos até este momento.

Postar um comentário

Regras para comentários:
1°: Só faça comentários condizentes com o tema do post.
2°: Se for comentar com link para um site/blog terceiro, favor especificar o conteúdo do link, sendo expressamente proibídos links para conteúdos racistas, pornográficos e/ou de pedofilia.
3°: Comentários com palavriado de baixo calão e/ou ofensivos serão deletados.
4°: Por causa de certos comentários agora está proibido comentar anônimo também.

P.S.: Os comentários feitos pelos visitantes do blog não expressam as ideias de seus colaboradores.

 
ExataMente © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour